quarta-feira, fevereiro 28, 2001

Sunshine and breezy....
A árvore da minha janela está toda cheia de pequenos brotinhos de flores. Em poucas semanas os galhos, agora secos, estarão todos floridos e logo vão se encher de folhas verdes. Que lindo!! :-)

Eu raramente vejo televisão, porque acho tudo chato [acho que a chata sou eu, né?], mas ontem por acaso vi um programa na PBS chamado Frontline, que prendeu minha atenção. A reportagem chamava-se The Merchants of Cool e eu achei super interessante. Como a mídia manipula o conteúdo da tv para adolescentes. Como se descobre o que os adolescentes querem e como essa informação é usada. Eles comentaram extensamente a MTV, que sempre se baseou em pesquisas para desenvolver o seu conteúdo e mostrar exatamente o que os adolescentes querem ver [muitas vezes o gosto da ‘maioria ’é meio duvidoso, mas não tem como ignora-los]. O programa mostrou muitas entrevistas e dissecou alguns estereótipos – como um grupo de música, produtos de consumo, idéias e atitudes são mercadorizadas para os adolescentes. Putsz, graçasadeus que eu já estou numa faixa etária menos susceptível a manipulações [será?????]!!

O que eu achei legal foi uma empresa de pesquisa chamada Look-Look, que faz um trabalho de COOL HUNTING. As sócias Dee Dee Gordon e Sharon Lee lideram num segmento especializado em cultura jovem [dos 14 aos 30 anos]: o trabalho do time da Look-Look é descobrir coisas, atitudes e idéias cool, que poderão ser usadas pela mídia... Esse time, chamado de ‘correspondentes’, vai atrás de jovens ‘trendsetters’, aqueles que poderão estar lançando novas modas e fazem entrevistas, tiram fotos, filmam. Toda essa informação é vendida para clientes, que usarão o que for conveniente para lançar e direcionar suas campanhas de marketing. O interessante é que quando o ‘cool’ vira mainstream, deixa imediatamente de ser cool, e vira massificação. Então esse é basicamente um trabalho de destruição do cool. Vender o que é legal e transforma-lo numa chatice... Já vimos isso acontecer trilhões de vezes, não?

Bom, o programa foi bem denso e complexo e analisou diversos aspectos da manipulação e de como a televisão incorpora certas modas [a do wrestling, por exemplo, que foi incorporada pela MTV, por estar muito forte para ser ignorado... eu não sabia dessa enorme popularidade do wrestling....]. No website do Frontline tem muita informação legal : as entrevistas , os temas discutidos no programa e o que os adolescentes pensam sobre tudo isso .








[powered by Blogger]




[FEZOCA]

Um questionário
revelador

[fezoca, who?]


Snapshots from
California

[ walk & click]


Home of the
Monkey

[é o meu guri!]


I's Laundry Day!
[use sua laundromat
eficientemente]


Misty Gray
[fiz um site pra gata
sim... e dai?]


[LINKS]


[BLOGS
COLETIVOS]


Delícias Cremosas
[O Blog Fútil]

Testosterona
[O Blog dos Macho]

Os 4 Mano
[mais homis machus]



->?#





Arquivos Greymatter
[a partir de maio/01]

Arquivos Blogger
[outubro/00 - maio/01]